segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SORTE

Hoje teremos um novo relato e opinião sobre o jogo do Internacional.

Estive, em função da minha conclusão do Curso de Pós-Graduação em Gestão Profissional de Futebol (sim, o blog tem pessoas que buscam atualização e aperfeiçoamento para falar de futebol), assistindo ao jogo do Inter contra o Atlético Mineiro no Beira-Rio.

Entrei no campo e assisti ao jogo de camarote. As fotos não me deixam mentir.

O que eu vi desse jogo?

O bom de ser um “infiltrado” num jogo desses é que é possível ten
tar ver o jogo com outros olhos, não o de torcedor. Eu me concentrei em algumas coisas durante o jogo, já pensando na análise que faria por aqui.

Primeiro de tudo: o Inter estará na Libertadores da América 2015! Isso já é um fato consumado. O time precisa de pouco para chegar lá. E como vem jogando pouco, deve dar para o gasto.

O time de Abel Braga não vem conseguindo atuação de encher os olhos, mas consegue encher o coração dos colorados de alegrias, com gols no finzinho. Quando tudo parece caminhar para um resultado negativo, o time consegue “à fórceps” o gol da vitória. Entretanto, o conjunto das últimas atuações do time é constrangedor. Repito e insisto: O CONJUNTO DE ATUAÇÕES, NÃO O RESULTADO.

É bom que se diga que no sábado, nem o Atlético foi suficientemente capaz de alguma coisa. O time praticamente reserva do Atlético, somente com Josué e Vitor (esse último aliás muito “homenageado” pela torcida colorada) dos titulares em campo, o time tentou amorcegar o jogo, saindo em contra-ataques rápidos com seus jogadores de frente, todos muito ligeiros. Tanto é que nem nas alterações Levir Culpi chamou os titulares. Mandou a base para o jogo, de olho na final da Copa do Brasil.

Falando do Inter, eu vejo um time sem organização nenhuma. O time usou e abusou da ligação direta, usando balão a todo o momento. A construção de jogadas foi mínima. O primeiro tempo do Inter se resumiu ao lance do gol. E nada mais. Foi muito pobre.

No segundo, o time só teve domínio nas ações quando Abel deixou o time sem volantes, puxando Willians pra lateral e colocando o time todo na frente. O Atlético recuou, aceitando a pressão, e foi castigado aos 49 minutos. As jogadas feitas até o gol eram frutos de cruzamentos na área (que foram muitos) ou bola parada. Nada mais.

A sorte do Inter é que o time tem conseguido os resultados acima de suas atuações.

Escrevi no texto sobre Grêmio e Cruzeiro que o Tricolor não merecia estar na LA2015.
Pois bem, para mim  O INTERNACIONAL TAMBÉM NÃO MERECE ESTAR.
O time não vem jogando bem durante grande parte do campeonato. Teve alguns lampejos e nada mais. Mas contou muito com o fato do campeonato estar nivelado. À exceção de dois ou três times, o restante é nível intermediário. E não estou falando isso como gremista que está “chateadinho” com o seu time fora e o colorado dentro. Me considero com condições de avaliar o futebol não só pelos resultados. O Inter está completamente desorganizado.

E aí entra a sorte novamente. Ano que vem Abel vai embora, pois provavelmente a diretoria do Internacional será outra, que não deseja o comandante na casamata. O desejo é Tite, que deverá aceitar e não duvido que traga consigo Fábio Mahseredjian, com quem foi muito bem no Corinthians.

Aí a porca vai torcer o rabo. A única coisa que pode atrapalhar o Inter em 2015 são os jogadores que ali estiverem. Dida, Paulão, Juan, Fabrício, Jorge Henrique, Rafael Moura e WP9 tem contratos para ano que vem e são muito questionados pela torcida. Se eles ficarem, vão jogar em algum momento.

Mas com a sorte do Inter, não duvido que surjam times interessados nesses jogadores...

Curtam a nossa fan page: https://www.facebook.com/podcastduasbolas 
Escutem nossos programas: https://soundcloud.com/podcastduasbolas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário