Pelo direito de sonhar
Sim, o gremista pode e deve
sonhar. O jogo do último domingo foi uma resposta para torcedores céticos como
eu. Tradicionalmente, o Grêmio sofre por seus próprios erros. Ronda o gol,
ilude o mais fanático torcedor, que se desespera a cada gol perdido que culmina
em um contra-ataque fulminante e vitória adversária.
Temos vários exemplos recentes,
as semi-finais contra Palmeiras, pela Copa do Brasil, e contra o Cruzeiro, na
Libertadores. Ambos os jogos poderiam ser diferentes se a bola entrasse. Se
Maxi Lopez, o mesmo da Wanda Nara, tivesse feito o gol no Minerão, logo no
começo do jogo. Se, muitos ses. Mas, a bola pune e realmente o Grêmio fortalece
esse ditado.
Porém, ah porém. Hoje o Grêmio me
permite almejar. Contra o Goiás foi a mesma rotina, pressão do Grêmio, pênalti perdido
e aquele gol. E o mais inacreditável, por ironia foi o Grêmio fazer diferente,
reagir e mudar o jogo. Fácil você lembrar de outros jogos que o Grêmio sofreu o
empate, ou a derrota, e esses pontos faltaram na hora H.
E você me pergunta, não falta
time para o Grêmio, para ser aquele Grêmio vencedor?
Evidente que o Douglas não é
Carlos Miguel, Luan não é Renato, Marcelo não é Danrlei. Mas, vendo os outros
times, o Flamengo não tem mais Zico, o Santos não tem mais Neymar, o Fluminense
não tem mais Rivelino. E Luan, por exemplo, não é menos que qualquer jogador atuando
no Brasil hoje.
E mais, esses pontos bobos, que tanto
prejudicaram o Grêmio, nós não estamos mais perdendo. O Grêmio hoje não tem
sido o velho Grêmio da última década, que conquistava vagas e títulos de 7º
colocado. Sim, claro, é cedo para cravar uma mudança. No entanto, vejo umas
melhoras na postura, um fazer diferente.
Quem sabe o Grêmio surpreende ainda no Brasileiro, mas acredito ser o principal
candidato ao título da Copa do Brasil. Favorito justamente por não ser. Essa é
a vantagem. É um bom time, que mesmo sem seus principais jogadores, mantem sua
posição e modelo de jogo. Me permite sonhar!
Então, esse breve texto quer dar
esperança. Um novo Grêmio, com cara de história, quem sabe?
Só peço que me deixem sonhar. O
gremista precisa sonhar! Isso que mantém o clube vivo.
Pra simbolizar isso, logo após o gol do Everton, nesse domingo, o pôr-do-sol iluminava o quarto anal da Arena, foi quando fiz essa foto. Um belo sinal de esperança...