sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ESQUEMA TÁTICO DO GRÊMIO PARA JOGAR COM DOIS CENTROAVANTES!

Neste início de ano nos deparamos com uma grande dúvida. Qual o esquema tático ideal para o Grêmio? Esta pergunta tem uma grande relevância devido ao fato de, neste momento, contarmos com os dois maiores salários do clube para a mesma posição. Barcos e Moreno respondem por aproximadamente 25 % de toda folha salarial do time. Portanto, deixarmos algum dos dois no banco seria um caso inominável de desperdício financeiro. Algo impensável para a atual saúde financeira do time.

Em vista disto, torna-se fundamental tentar acomodar os principais jogadores do plantel dentre os 11 titulares. Partindo deste pressuposto, começamos a analisar o esquema que melhor se adeque ao perfil de ambos e do restante do time. Para isto, recorro ao método da comparação como uma forma inicial de começar a montagem do time. Se tivermos exemplos de sucesso no futebol atual por que tentar inventar a roda?

Assim, parti em busca dos principais times vitoriosos que atuam ou atuaram com dois centroavantes de ofício dentre seus 11 titulares. Um exemplo que foi encontrado foi o PSG de Cavani e Ibrahimovic, time que foi sugerido pelo amigo e ouvinte Thiago Salerno. Tendo em vista o time de o PSG tratar-se de uma seleção internacional, com dois centroavantes que são, na minha opinião, craques, preferi rejeitar tal comparação pois o Grêmio não possui jogadores de qualidade semelhante no plantel.

Tendo em vista o material humano disponível no Grêmio, preferi ir atrás de um time de menor expressão e com jogadores de qualidade mais de acordo com o time gremista. Precisei recorrer a um exemplo de seis anos atrás. Trata-se do Wolfsburg, campeão alemão de 2008/2009, com o melhor ataque, ou mais eficiente, da história do campeonato alemão.  Este time que contava com jogadores medianos e bons mas que apresentava dois jogadores de grande destaque na época, Grafite e Dzeko, ambos centroavantes. Grafite foi o artilheiro do campeonato com 28 gols, enquanto Dzeko foi o vice com 26 gols. Portanto, baseado neste time, farei a análise tática do time do Grêmio.

Abaixo seguem os dois esquemas preferenciais do Wolfbusg no título de 2008/2009:


Vamos analisar os dois esquemas com base em cada jogador. Em ambas as formações, 4-1-2-1-2 e 4-2-2-2, Grafite e Dzeko são jogadores de área. No ataque, Grafite e Dzeko são bons finalizadores, mas Grafite é muito mais técnico. Tanto que fazia muitas tabelas nos lados esquerdo e direito do ataque. Além disso, conduzia bem a bola e apresentava força. Dzeko desempenhava mais o papel de atacante de área, enquanto Grafite se deslocava mais. Podemos comparar Grafite à Barcos. Apesar de o primeiro ter mais força e velocidade, ambos possuem técnica e caem bem pelos lados. Dzeko e Moreno são preferencialmente finalizadores, sendo que Moreno é mais rápido e ágil do que Dzeko, o que compensaria a falta de velocidade de Barcos.

No meio campo em losango, Misimovic era o mais técnico da equipe. Conduzia bem a bola, driblava e dava bons passes. Como se deslocava, fazia tabelas com Gentner e Schäfer do lado esquerdo, e com Hasebe e Grafite pelo lado direito. Josué dava consistência ao sistema defensivo porque marcava bem e também se apresentava para iniciar a saída de bola do Wolfsburg. Da mesma forma, Douglas no Grêmio é o centro do time e faria a função igual à Misimovic. Na esquerda, Felipe Bastos é inferior a Gentner mas também pode fazer a dupla função de marcação e armação. A entrada de um jogador como Luan acrescentaria jogada ofensiva e diminuiria o poder de marcação. Na direita, Hasebe era um jogador de muita velocidade, que também marcava e atacava. Ramiro e Giuliano podem ser encaixados nesta função, ambos com características semelhantes à Hasebe, velocidade, condução de bola e chegada na área. Giuliano, em condições físicas ideais, seria inclusive melhor que Hasebe na função. No vértice defensivo, Josué era um cão de guarda com saída de bola no pé dos companheiros. Wallace para mim é titular do Grêmio devido ao poder de marcação, força e altura. Perde em experiência e em saída de bola para Josué, mas poderia jogar na função.

Na defesa, O lateral-esquerdo Schäfer era muito bom nas funções de defesa e apoio ao ataque. Ele passava bem, cruzava bem e conseguia fazer boas tabelas com Misimovic, Gentner e Grafite na frente. Riether ficava mais preso atrás. No Grêmio podemos fazer uma inversão. Na esquerda, com entrada de Luan no meio, Marcelo Oliveira guardaria mais posição, enquanto na direita, Matías Rodríguez seria mais liberado ao apoio. Na dupla de zaga, o Grêmio possui um acréscimo de qualidade com os jogadores Rhodolfo e Geromel.

Caso o esquema fosse o 4-2-2-2, Matiás Rodríguez seria mais liberado ao apoio, podendo abastecer os centroavantes. Walace daria cobertura ao lateral, tendo como parceiro Ramiro, um pouco mais liberado. Como meias teríamos as opções de Douglas, Giuliano e Luan.



Essa equipe fez uma grande campanha no campeonato alemão e só não teve sequencia pelo desmanche do time. Porém mostrou que um time médio, bem armado e com dois bons centroavantes pode ter sucesso. O que vocês acham destes esquemas táticos para o Grêmio?

Nos siga no twitter: twiter.com/podcast2bolas
Escute nossos programas: soundcloud.com/podcastduasbolas
Curta nossa fanpage: www.facebook.com/podcastduasbolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário