Neste início de ano nos deparamos com uma grande dúvida.
Qual o esquema tático ideal para o Grêmio? Esta pergunta tem uma grande
relevância devido ao fato de, neste momento, contarmos com os dois maiores
salários do clube para a mesma posição. Barcos e Moreno respondem por
aproximadamente 25 % de toda folha salarial do time. Portanto, deixarmos algum
dos dois no banco seria um caso inominável de desperdício financeiro. Algo
impensável para a atual saúde financeira do time.
Em vista disto, torna-se fundamental tentar acomodar os
principais jogadores do plantel dentre os 11 titulares. Partindo deste
pressuposto, começamos a analisar o esquema que melhor se adeque ao perfil de
ambos e do restante do time. Para isto, recorro ao método da comparação como
uma forma inicial de começar a montagem do time. Se tivermos exemplos de
sucesso no futebol atual por que tentar inventar a roda?
Assim, parti em busca dos principais times vitoriosos que
atuam ou atuaram com dois centroavantes de ofício dentre seus 11 titulares. Um
exemplo que foi encontrado foi o PSG de Cavani e Ibrahimovic, time que foi
sugerido pelo amigo e ouvinte Thiago Salerno. Tendo em vista o time de o PSG
tratar-se de uma seleção internacional, com dois centroavantes que são, na
minha opinião, craques, preferi rejeitar tal comparação pois o Grêmio não
possui jogadores de qualidade semelhante no plantel.
Tendo em vista o material humano disponível no Grêmio,
preferi ir atrás de um time de menor expressão e com jogadores de qualidade
mais de acordo com o time gremista. Precisei recorrer a um exemplo de seis anos
atrás. Trata-se do Wolfsburg, campeão alemão de 2008/2009, com o melhor ataque,
ou mais eficiente, da história do campeonato alemão. Este time que contava com jogadores medianos
e bons mas que apresentava dois jogadores de grande destaque na época, Grafite
e Dzeko, ambos centroavantes. Grafite foi o artilheiro do campeonato com 28
gols, enquanto Dzeko foi o vice com 26 gols. Portanto, baseado neste time,
farei a análise tática do time do Grêmio.
Abaixo seguem os dois esquemas preferenciais do Wolfbusg no
título de 2008/2009:
Vamos analisar os dois esquemas
com base em cada jogador. Em ambas as formações, 4-1-2-1-2 e 4-2-2-2, Grafite e
Dzeko são jogadores de área. No ataque, Grafite e Dzeko são bons finalizadores,
mas Grafite é muito mais técnico. Tanto que fazia muitas tabelas nos lados
esquerdo e direito do ataque. Além disso, conduzia bem a bola e apresentava
força. Dzeko desempenhava mais o papel de atacante de área, enquanto Grafite se
deslocava mais. Podemos comparar Grafite à Barcos. Apesar de o primeiro ter
mais força e velocidade, ambos possuem técnica e caem bem pelos lados. Dzeko e
Moreno são preferencialmente finalizadores, sendo que Moreno é mais rápido e ágil
do que Dzeko, o que compensaria a falta de velocidade de Barcos.
No meio campo em losango, Misimovic
era o mais técnico da equipe. Conduzia bem a bola, driblava e dava bons passes.
Como se deslocava, fazia tabelas com Gentner e Schäfer do lado esquerdo, e com
Hasebe e Grafite pelo lado direito. Josué dava consistência ao sistema
defensivo porque marcava bem e também se apresentava para iniciar a saída de
bola do Wolfsburg. Da mesma forma, Douglas no Grêmio é o centro do time e faria
a função igual à Misimovic. Na esquerda, Felipe Bastos é inferior a Gentner mas
também pode fazer a dupla função de marcação e armação. A entrada de um jogador
como Luan acrescentaria jogada ofensiva e diminuiria o poder de marcação. Na
direita, Hasebe era um jogador de muita velocidade, que também marcava e
atacava. Ramiro e Giuliano podem ser encaixados nesta função, ambos com
características semelhantes à Hasebe, velocidade, condução de bola e chegada na
área. Giuliano, em condições físicas ideais, seria inclusive melhor que Hasebe
na função. No vértice defensivo, Josué era um cão de guarda com saída de bola
no pé dos companheiros. Wallace para mim é titular do Grêmio devido ao poder de
marcação, força e altura. Perde em experiência e em saída de bola para Josué,
mas poderia jogar na função.
Na defesa, O lateral-esquerdo
Schäfer era muito bom nas funções de defesa e apoio ao ataque. Ele passava bem,
cruzava bem e conseguia fazer boas tabelas com Misimovic, Gentner e Grafite na
frente. Riether ficava mais preso atrás. No Grêmio podemos fazer uma inversão. Na
esquerda, com entrada de Luan no meio, Marcelo Oliveira guardaria mais posição,
enquanto na direita, Matías Rodríguez seria mais liberado ao apoio. Na dupla de
zaga, o Grêmio possui um acréscimo de qualidade com os jogadores Rhodolfo e
Geromel.
Caso o esquema fosse o 4-2-2-2,
Matiás Rodríguez seria mais liberado ao apoio, podendo abastecer os
centroavantes. Walace daria cobertura ao lateral, tendo como parceiro Ramiro,
um pouco mais liberado. Como meias teríamos as opções de Douglas, Giuliano e
Luan.
Essa equipe fez uma grande
campanha no campeonato alemão e só não teve sequencia pelo desmanche do time.
Porém mostrou que um time médio, bem armado e com dois bons centroavantes pode
ter sucesso. O que vocês acham destes esquemas táticos para o Grêmio?
Nos siga no twitter: twiter.com/podcast2bolas
Escute nossos programas: soundcloud.com/podcastduasbolas
Curta nossa fanpage: www.facebook.com/podcastduasbolas
Nos siga no twitter: twiter.com/podcast2bolas
Escute nossos programas: soundcloud.com/podcastduasbolas
Curta nossa fanpage: www.facebook.com/podcastduasbolas



Nenhum comentário:
Postar um comentário