Quando
digo Geral, estou falando dessa torcida que se intitula Barra, não de um espaço
popular no estádio. Afinal, que volte o espírito de setor popular! Quem está
ali, não é o povo que torce e vibra com o futebol. São pessoas que torcem e
vibram pela sua torcida.
Quase esquizofrênicos!
Escrevo
esse texto em forma de desabafo.
A
tal “Barra” Geral do Grêmio realizou um protesto nos últimos dois jogos do
Grêmio. E mais, não para por aqui... Uma greve!! Isso mesmo, uma torcida que
não torceu pelo time! Beira o ridículo. Como gremista presente na Arena,
estranhei o silêncio no setor, já que sento no andar superior ao espaço
reservado a ela. Mas, na hora não imaginei que poderia ser tamanha besteira.
A
tal Barra foi punida por ter descumprido o acordo com a polícia para o
deslocamento em segurança no último Gre-Nal. Já falamos até sobre isso nos
nossos podcasts anteriores.
Porém,
o que essa torcida endógena não esperava é que o Grêmio fosse vencer esses dois
jogos. Da mesma forma que vencia nas décadas de 1980 e 1990. Curioso não? O surgimento
dessa self-torcida está aliado a um período de seca de títulos do Grêmio. E
quando eles decidem fazer uma greve o que acontece? O Grêmio ganha como se não
houvesse diferença! Arrisco então dizer: não faz mesmo!
Participei
da Alma Castelhana no seu começo, junto com diversos amigos fomos a jogos na
segunda divisão, campeonato brasileiro até a libertadores de 2007. A mesma que
tomamos uma sacola do Boca. Ali vi o quão ridículo era essa torcida. Voltada a
ela, ficava feliz com notícias: “O Grêmio perde por 3 x 0, mas a Geral deu
show!”.
Pera
aí! O que é fundamental em uma torcida ou torcedor de futebol? Torcer pelo seu
time vencer! Óbvio não? Infelizmente não é o que acontece. Lê-se no twitter e
no Facebook criticas ao Grêmio e a imprensa por só falarem das duas vitórias
seguidas do Grêmio em casa. E nossa! Sem o apoio da “insubstituível” Geral.
O
Grêmio hoje tem a oportunidade de se livrar desses aproveitadores. Que o atual
presidente, ou o próximo, tome coragem e faça um ato de gremismo. O mínimo que
se espera é torcedores do Grêmio, torcendo pelo Grêmio. Por mais surreal que
pareça, a sua mais famosa Barra não o faz!
Mais
Grêmio, menos Geral!
Foto: Ducker.com.br

Todas essas ideias estavam na minha cabeça a horas e eu geralmente FALO as coisas, mas ultimamente esse é um fator no assunto "grêmio" que tem me provocado imensa frustração e até mesmo susto, misturado com uma imensa falta de vontade de ouvir um discurso tão patético que seria a resposta dessa gente no rebate à minha crítica pública. Então, como me incluo na fase inicial da alma castelhana contigo e percebo como de lá pra cá isso se tornou um tumor dentro do clube, leio com muita satisfação a mesma indignação por parte de outros amigos torcedores. O Grêmio era grande quando essa gente nem sonhava com essa torcida, aliás, em termos de paixão pelo futebol, acho uma coisa ridícula setorizar torcedores! Coincidentemente desde o surgimento dessa gente o Grêmio esvaiu sua bravura, seu futebol, seus ídolos e títulos até o limite! Parece uma praga, mas pra mim, se nada for feito a respeito de torcedor neurótico e muitos outros detalhes, bom, isso será o fim, porque o amor é lindo, mas a paciência tem limite...
ResponderExcluirCaroline,
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário, conversaremos sobre ele em nosso podcast.
E estamos com voce na sua opnião.
Abraço
E essa é a hora pra se fazer isso, até pq eles estão tentando se infiltrar no clube de uma forma de ter posição de decisão. Alguns já fazem parte do conselho, e sonham com cargos diretivos. Ai sim a coisa ia ficar feia. Hora de acabar com uma torcida que não é do clube. E sim deles proprios
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário, conversaremos sobre ele em nosso podcast.
ResponderExcluirE estamos com voce na sua opnião.
Abração