COMO FUNCIONA O CALENDÁRIO DA NFL?
Amigos, farei nesse post uma breve explicação de como
funciona o calendário da NFL. Para você que está conhecendo o jogo, essa informação é fundamental. São 32 equipes e elas não jogam contra todas. Afinal, como é feita a tabela, porque tem times que sempre jogam um contra o outro e tem outros que demoram para se enfrentarem?
Primeiramente, uma temporada da NFL se divide em quatro
grandes fases:
- Pré-Temporada (4 jogos)
- Temporada Regular (16 jogos)
- Playoffs (até 3 jogos)
- Super Bowl (1 jogo)
Agora explicarei um pouco sobre cada fase:
Pré-Temporada
A primeira fase do ano é a Pré-Temporada. No mês de agosto,
cada time realiza 4 partidas, sendo 2 em casa e 2 fora. Essa fase serve para
treinar os times e definir o plantel para o restante da temporada.
Temporada Regular
A temporada regular é o período mais longo do campeonato, ao
todos são 17 rodadas. Cada time disputa 16 partidas entre setembro e dezembro,
com uma folga de uma semana. Sendo 8 jogos em casa e 8 fora.
As rodadas são tradicionalmente no domingo, entretanto a
televisão marca jogos para a quinta e para a segunda (ou aproveita-se de
feriados para marcarem jogos e aumentarem a audiência).
A distribuição dos 16 jogos são:
- Confrontos contra os times da mesma divisão (6 jogos): Todos os times jogam duas vezes contra os times da sua divisão. Uma em casa e uma fora.
- Confrontos contra os times de outra divisão da mesma Conferência (4 jogos): A partir de um rodízio trienal (ver tabela abaixo) os times de duas divisões da mesma conferencia se enfrentam uma vez. Pelo menos dois jogos em casa.
- Confrontos contra os times de uma divisão da outra Conferência (4 jogos): A partir de um rodízio de quadrienal (ver tabela abaixo), os times de duas divisões de conferencias diferentes se enfrentam uma vez. Pelo menos dois jogos em casa.
- Confrontos contra outros dois times da mesma Conferência com a mesma classificação no ano anterior: Esse é mais complicado. Leva em consideração a classificação no ano anterior. Já vimos que todos os times jogam dentro da sua conferência contra a sua divisão e contra outra divisão por rodízio. Os dois jogos faltantes são contra equipes da mesma conferencia que ficaram na mesma posição nas suas respectivas divisões. Exemplo: um campeão de divisão vai jogar contra os campeões das outras duas divisões que ele não jogará pelos critérios anteriores de rodízio.
Playoffs
Os playoffs são partidas únicas e se dividem em
3 fases: Wild Card, Final de Divisão e Final de Conferência. São disputados no
mês de janeiro. Os campeões de cada divisão se classificam para os
playoffs junto com outros 2 times com as melhores campanhas dentro da
conferência. As duas melhores campanhas por conferência se
classificam automaticamente para as finais de Divisão e os demais disputam uma
fase eliminatória de jogo único, conhecido como Wild Card ou
repescagem.
O mando de campo é sempre da equipe de melhor
campanha. Os 6 times classificados por conferência são
identificados por “Seeds” de 1 a 6 de acordo com classificação. Os confrontos são organizados para beneficiar quem
obteve a melhor campanha na temporada regular. Assim, na fase de Wild Card:
Seed 3 joga contra o Seed 6 e o Seed 4 contra o Seed 5. Lembrando que o Seed 1
e Seed 2 já se classificam automaticamente para a Final de Divisão.
Nas finais de Divisão, o Seed 1 joga contra o
vencedor do Wild Card com pior campanha e Seed 2, com o outro vencedor. Nas finais de Conferência, os vencedores de cada final de
divisão. O vencedor de cada Conferência, AFC e NFC, passa para o Super Bowl.
Super Bowl
A grande final da NFL é uma partida única em campo neutro
decidido pela Liga. Reúne o campeão da Conferência Americana e o da Conferência Nacional. O vencedor é o grande campeão da temporada!
Imagens dos blogs: http://www.theconcussion.com/2012/11/tc-responde-como-e-feito-o-calendario.html
http://www.patriots.com.br/playoffs-da-nfl-saiba-o-que-e-e-como-funciona/



Nenhum comentário:
Postar um comentário