quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

ESPECULAÇÕES VERMELHAS

Colorados, não vos preocupeis.
Também fizemos um trabalho de projeção para o Inter 2015.
Digo inclusive que ficou muito, MAS MUITO MESMO, melhor diagramado e explicado que a do Grêmio.

Vamos à análise, e depois à imagem.

O Inter terminou o Brasileiro em 3º lugar. Como discutimos no podcast que vai ao ar nos próximos dias, o resultado foi muito melhor que o conjunto de atuações. Gols místicos (Wellington Silva contra o Bahia, Paulão contra o Goiás) ou no apagar das luzes (Fabrício contra o Atlético MG e Wellington Silva contra o Figueirense) ajudaram o Inter, que teve desempenhos irregulares. O campeonato é assim mesmo, não considero injusta a classificação à Libertadores 2015. Só acho que o time não justificou com atuações para estar em terceiro lugar. Vale ressaltar que nenhum time, fora Cruzeiro e São Paulo, destacaram-se no Brasileirão por um futebol bem jogado. Mas isso é papo pra outra hora.

Falemos agora do grupo colorado em 2014.

Praticamente no final do ano o Inter descobriu o seu goleiro para os próximos anos. Depois de jogar o ano todo com Dida, tentar Muriel em meio-tempo, Abel confiou em Alisson para ser o dono da meta. O jogador não comprometeu. Pelo contrário, teve atuações destacadas nos últimos jogos, evitando gols e derrotas. Apostar nele para 2015 é o certo. Deixa Muriel e outro da base como reservas e tenta liberar o Dida do contrato que tem em vigor.

Nas laterais, o Inter também tem carências. No lado direito, Winck chegou a ser titular em alguns jogos, mas sua predisposição às lesões fazem a torcida (e os técnicos e dirigentes) não confiar totalmente nele. O Inter testou Wellington Silva, Gilberto e Diogo na posição. Ao que tudo indica nenhum agradou. Assim, o time tem dois caminhos: a) apostar no Winck e deixar jovens da base como reservas; ou b) contratar (ou renovar) com um lateral mais experiente. Na esquerda, o pífio desempenho de Allan Ruschel faz o Inter ter que ir ao mercado buscar um reserva para Fabrício. O jogador passa muito tempo suspenso e esses rompantes de fúria que sofre durante os jogos podem prejudicar o time em 2015. Melhor contratar alguém qualificado para brigar pela posição.

A zaga é outro setor que preocupa. Juan está muito velho, apesar de toda a sua categoria. Paulão destacou-se pelos gols feitos nos últimos jogos do que pelos evitados. Ernando parece ser a figura mais sólida da defesa. Cabe a direção movimentar-se para buscar um titular para a posição, deixando Paulão e a base como suplentes.

A "volância" do Inter tem Willians e Aranguiz. Wellington veio do São Paulo, fardou, jogou e se destacou. Lesionou-se e volta só no ano que vem. Se tiver condições físicas e clínicas, briga pela titularidade com Willians. A especulação com Rômulo, ex-Vasco e Seleção Brasileira é uma aposta para o setor. Me lembro dele como primeiro ou segundo homem, com chegada na frente. Caso contratado, deve equilibrar com o chileno as subidas à frente, para não prejudicar o sistema defensivo.

Os meias do Inter tem na figura do D'Alessandro o maestro. Tudo gira ao redor dele, e isso só mudará quando o argentino for embora. A ventilada chegada de De Arrascaeta não tira a vaga do D'Ale, mas ameaça Alex ou Sasha. Considero aqui Sasha como titular do Inter em 2015. De todos os meias tentados pelo Abel ele foi o que deu melhor resposta. Alan Patrick, Valdívia, Jorge Henrique e Luque não se destacaram (o último mal jogou, em função das lesões). Falo da disputa desses dois, e dou vitória ao Sasha pelo fato de ser mais novo e pela discussão de Alex sobre a renovação do contrário. Também não acho absurdo nenhum um revezamento entre os jogadores do meio (com excessão de D'Ale), em função do adversário. Nesse ponto, o Inter está bem servido.

No ataque, Nilmar é soberano. Titular praticamente desde que voltou, será assim em 2015. Acho que R. Moura poderia ficar (desde que com uma redução salarial) como reserva útil. Do contrário, pode-se procurar opções mais baratas aos cofres colorados. WP9 não deveria nem ter chegado ao Inter e deveria ser liberado. Apostar na base pode ser a solução, uma vez que o Internacional é pródigo revelador de talentos ofensivos.

A imagem abaixo irá mostrar o que foi dito aqui em cima.
Tudo isso é feito com base na especulação do mercado.
Inclusive com a permanência de Abel, já que os dois candidatos dizem ser ele o preferido.
Acho até que ele não fica.
Todas as avaliações, seja de contratação ou dispensa, passarão pelo novo comando técnico e diretivo.
Essa previsão, portanto, pode não servir pra nada, mas ao menos mostra as falhas do time e para onde devem vir os reforços.


Curtam a nossa fan page: https://www.facebook.com/podcastduasbolas 
Escutem nossos programas: https://soundcloud.com/podcastduasbolas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário