Mais um ano chega ao fim e ao que tudo indica, a mudança na
fotografia do Grêmio será profunda.
Ao que tudo indica, de cinco a oito nomes mudarão.
Alguns nós já sabemos quais são: Alan Ruíz, Dudu, Pará e Zé Roberto.
Os demais ainda estão na especulação: Geromel, Wallace,
Barcos e Luan são ventilados como possíveis saídas.
A ideia nesse posto é nos juntar ao momento de especulações
que começaram logo no primeiro dia pós-Brasileirão e imaginar um pouco do
time/grupo do Grêmio para 2015.
No gol não há dúvidas. Marcelo, com o título de melhor
goleiro do Campeonato pela Revista Placar, é o soberano na posição. Os
jogadores do banco são jovens, mas promissores. Não há necessidade de gastar
dinheiro aqui. A velha máxima impera: goleiro bom se faz em casa.
As laterais são um tormento para o Grêmio (e pra qual time
não está sendo?). Por mais limitado que fosse, Pará era titular há dois anos. O
reserva esse ano foi Matias Rodriguez. O argentino tem contrato até o meio do
ano e, pelo que saiu na imprensa, teria ganho uma nova chance para fazer a
pré-temporada com o grupo. Ele não chegou a ter sequencia. Quem sabe isso mude
agora. Dos emprestados, voltam Tinga e Moisés. O primeiro teve papel destacado
no Boa Esporte e pode ter uma chance de ficar no grupo. Entre os dois, apostaria
nele. Na esquerda, outro suplício. Depois de começar o ano com Wendell, o clube
testou Breno, Marquinhos Pedroso, Saimon, Pará e achou Zé Roberto pra ocupar
aquela vaga no campo. A descoberta rendeu ao veterano o título de Bola de Prata
na posição que o revelou ao futebol há mais de 20 anos. Com a saída, a lateral
fica aberta para disputa entre jogadores da base. Um reforço aqui é necessário.
A zaga precisa ser reforçada também. Temos para o próximo
ano Rhodolfo, Bressan e Geromel como base. Acho que precisa de mais um jogador,
pois vejo que Werley e Saimon não necessitam mais ficar no Grêmio. O primeiro
por mostrar insuficiência técnica (quem me conhece sabe que desde que ele
chegou, eu digo que ele não poderia FARDAR no Grêmio). O segundo pelo simples
fato de que está no grupo desde 2009 e mostrou muito pouco (ao contrário do
vídeo que circulou pela internet no início do ano). Um reforço aqui é bem-vindo e necessário.
Acho até que não precisa ser nos primeiros meses do ano. Acho que os três, mais
alguns da base podem dar conta do recado.
Considero o grupo de volantes do Grêmio qualificado e
suficiente. Não vejo motivos para investimentos nesse setor. O Grêmio tem
Wallace, Biteco, Ramiro, Riveros e F. Bastos. São cinco jogadores que se
revezaram no brasileiro e tiveram bons resultados. O único volante que destoou
desses cinco foi Edinho. O veterano é outro que pode sair sem deixar saudades.
Qualquer acréscimo aqui deve ser feito via categorias de base.
Os meias do Grêmio são outro ponto complicado na construção
do time. A rigor, o Grêmio tem hoje somente o Giuliano na função. E ele não é o
cara pra ser o cérebro do time. Ele é auxiliar, nunca o protagonista. Soma-se a
ele dois jogadores: Douglas e Maxi Rodriguez. Ambos estarão de volta ao
Tricolor em 2015. Do primeiro, já sabemos do que é capaz: passe, arremate e
cobranças de faltas e escanteios (que faltaram ao time em 2014) com categoria.
A única questão é o quanto o Felipão pode manter o jogador com a “corda
esticada”, ou seja, jogando no limite. Se conseguir, o time supre uma lacuna
importante desse ano. Já o uruguaio terá chance de mostrar ao treinador que
pode render ali. Quando chegou ano passado, todos pediam a presença dele em
campo. Renato deixou-o no banco. No início desse ano, começou como titular. Não
rendeu muito. Apareceu algumas vezes entrando nos jogos, mas acabou emprestado.
De minha parte, começaria como titular no Gauchão. Explico: de Douglas a gente
já sabe o que esperar. Do Maxi nem tanto. Deixem o guri jogar algumas seguidas.
Se não render, entra o Douglas.
O ataque do Grêmio, como conjunto, deixou a desejar em 2014.
Tirando as individualidades (Barcos, Dudu e Luan), pouco ou nada de positivo
construiu. Acredito que aqui será a mudança mais drástica da fotografia do
time. São dois anos de poucos resultados efetivos. Dudu já foi e Barcos e Luan
devem ir também. Moreno tem grande chance de voltar e ser utilizado, caso
Barcos saia. Kleber não quer ser visto nem pintado de ouro na Arena, mostrando
a grandississíma merda feita pelo Odone e Pelaipe em 2011. Pra mim, quem merece
uma chance de jogar alguns jogos é Fernandinho. O jogador chegou aqui a pedido
do Enderson e foi deixado de lado pelo Felipão. Uma olhada nele nesse início de
ano seria prudente. Se não render, é ótima moeda de troca. Ainda há Éverton e
Lucas Coelho. Acredito mais no primeiro. O centro-avante não conseguiu render
ainda. É bom lembrar, entretanto, que sofre do mesmo mal de todos os jogadores
jovens: falta de sequencia. Gauchão pode servir pra isso.
Previsão de time que começa o ano tem
A imagem foi montada com as informações que se tinha até às
17h30min do dia 10/12/2014.
As saídas e chegadas também são em função de informações
oficiais, ou comentários documentados de dirigentes do Grêmio.
Tentamos supor qual seria o time, e as peças de reposição
que estariam a disposição.
Claro que isso irá mudar. Algumas peças irão sair.
Mas até o momento, o cenário não é tão desanimador assim.
Isso porque o ano do Grêmio "começa" em maio.
E é muito importante que comece já campeão Gaúcho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário