quinta-feira, 18 de setembro de 2014

AQUILO QUE NÓS VEMOS

Faz pouco tempo que o jogo do Grêmio acabou e eu fiquei pensando: escrever ou não escrever, eis a questão! Resolvi que, como fazia tempo que não colocava minha opinião aqui, as minhas palavras caberiam. E também porque o chefe Marcos Endres pediu para atualizarmos aqui.

Há coisas no futebol que parece que só quem está de fora enxerga. Na dupla Grenal é assim.

Abel há muito tempo teima com jogadores comuns e médios, que não levarão o time a lugar algum.

No Grêmio não é diferente.

Antes de tudo, porém e necessário dizer que o Luiz Felipe encontrou um esquema para o Grêmio. Os 3 volantes caíram bem. Dá um resguardo importante na defesa do Grêmio que já é a menos vazada da campeonato e completou cinco jogos sem sofrer gols. O esquema ajuda também nessa fase do ano em que se joga duas vezes por semana e não se tem tempo em para treinamentos.

Agora, não é porque arrumou isso que as coisas não podem ser melhoradas. Vamos por partes.

Laterais
As laterais ainda são um dos pontos baixos do time. Eu sempre critiquei o Pará, mas começo a dar o braço a torcer. Hoje o Matias foi ridículo, não jogou nada. Ele consegue estar num momento pior que o Pará. PIOR! QUE O PARÁ! Vocês tem ideia do que é isso?
Na esquerda o Felipão redescubriu o Zé. Ótimo. Mas na ausência dele, coloca o Breno. Faz o simples. Não invento um destro lá. Muito menos o Pará.

Meio de campo
Aqui mora o grande problema do time. Da mesma forma que os 3 volantes auxiliam, eles atrapalham. O time não cria. As jogadas de perigo do Grêmio vieram pelas laterais, ou na individualidade do Lucas Coelho.
Sobre os 3 nomes ali, penso que o Wallace ficaria melhor que o Ramiro.
Mas o que me preocupa é a parte mais adiantada do meio. Dudu e Luan não tem feito alguma coisa produtiva há um tempo. Pra mim, vejo os dois colocados ali de forma errada pelo Scolari. Não são daquele Ponto. Eu trocaria ambos. Colocaria o Alan Ruiz, solidificando o losango como opção tática.

Wallace no vértice defensivo. Felipe Bastos na direita, Biteco na esquerda e o argentino no vértice ofensivo.

Colocaria também Fernandinho pra jogar. Dudu já teve uma serie de jogos pra mostrar que é uma enceradeira. Ele corre, mas lhe falta acabamento. Testa o rapaz novo, chegado depois de muita insistência. Demos a chance.

Acho que é isso. O Grêmio me parece estar no rumo certo. Mas algumas coisas podem ser ajustadas. Basta que o Felipão veja isso.

Se eu que não ganho nada consigo ver essas coisas claramente, ele que ganha muito bem deveria conseguir facilmente.

Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário