Felipão está de volta!
Após a primeira investida em Tite, que não tem interesse em
voltar a trabalhar antes de outubro, o Grêmio fechou no início da tarde de hoje
com Luiz Felipe Scolari para dirigir a partir da agora. O treinador volta após
18 anos da última passagem e 27 da sua estreia.
A dúvida que fica é qual Felipão chega?
O de 1987, motivado pela chance em um grande clube?
O de 1993, que ganhou quase tudo pelo clube?
O de 2009, que foi para o Uzbequistão pelo $$$?
O de junho de 2014, que tomou 7 a 1 da Alemanha e ainda não
sabe o motivo da derrota?
Qual desses desembarcará em Porto Alegre na quarta-feira?
Como torcedor gremista, espero que chegue o de 1993 e refaça
os títulos, mas vejo isso como muito complicado.
Outra dúvida que tenho: qual esquema ele irá utilizar?
O elenco do Grêmio foi montado pelo Enderson Moreira para
jogar no 4 – 2 – 3 – 1, podendo variar para um 4 – 1 – 4 – 1. Os meias que temos são jogadores de lado, os
famosos “wingers” do futebol inglês.
Na Seleção Brasileira, em 2013 e 2014 esse também foi o esquema
preferencial do treinador. Entretanto, no Palmeiras de 2012, campeão da Copa do
Brasil o time jogava no 4 – 4 – 2, ora com 3 volantes em losango, ora com dois
meias e dois volantes.
O que deve ser entendido é que tem coisas que o Felipão não
abre mão: um centro-avante rompedor na frente e um cão de guarda na frente da
zaga. Dessa maneira, acho que o Barcos ganha mais um tempo de vida no comando
do ataque e na capitania do time, uma vez que é um dos poucos a ter trabalhado
com Felipão. Barcos do primeiro semestre de 2012 foi o melhor atacante do
futebol nacional. Quem pode aparecer novamente é Edinho. Primeiro por ter
trabalhado com Felipão no Palmeiras. Segundo por ser esse guardião. Sobre isso, se acontecer, acharei o primeiro
erro do treinador na sua volta ao Grêmio.
Fazendo um exercício de futurologia e chute dos brabos,
imagino o Grêmio em dois cenários.
No 4 – 2 – 3 – 1 Felipão não deve fugir daquilo que Enderson
estava fazendo. A única coisa que não vai fazer é colocar zagueiro destro na lateral esquerda. Talvez troque uma peça ou outra, mas a base vai ser a mesma:
Marcelo, Pará, Rodolfho, Geromel e Breno (Marquinhos); Edinho (Riveros);
Riveros (Ramiro, Zé); Fernandinho, Giuliano e Luan; Barcos.
No 4 – 4 – 2 a linha defensiva se mantém. Muda o meio-campo.
Se optar pelos 3 volantes, imagino que fique assim: Marcelo, Pará, Rodolfho,
Geromel e Breno (Marquinhos); Edinho, Riveros, Giuliano, Alan Ruiz; Luan e
Barcos.
Nessa hipótese, coloquei o Giuliano no papel que
desempenhava no time do Internacional do Tite em 2009, como o 3º homem de
meio-campo, que eu acho que é onde ele melhor renderia.
Em uma hipótese de 4 – 4 – 2 com dois volantes e dois meias,
num quadrado (sistema pouco utilizado hoje em dia) a escalação ficaria a mesma,
adiantando o Giuliano um pouco mais.
Enfim, não acho que taticamente o Grêmio mudará muito com
essa troca de treinador.
Agora, animicamente é outra história.
Aí Felipão é o cara.
Jefferson, também fico me questionando que Felipão é esse que vai chegar em Porto Alegre para treinar o Grêmio. Mas, o meu questionamento se estende dentro de um conceito de futebol brasileiro. Vi diversos questionamentos depois dos 7x1 para a Alemanha sobre um novo pensamento de futebol no nosso país e aí fica aquela dúvida. O Grêmio, depois de tantos anos sem um título de expressão resolve trazer um técnico (por mais vitorioso e recheado de títulos que seja) que recentemente é responsável pela nossa maior vergonha dentro da história do futebol. Não consigo ver a grandeza na contratação e muito menos inovação ao ver o Felipão como técnico e o Fábio Koff como presidente do Grêmio. Quer dizer, só falta o Cacalo para fechar o futebol do novo milênio tricolor? Para aumentar o discurso grenalista, vou mais além, pois vejo a mesma coisa quando se fala do Inter e do Abelão e pífia mentalidade do “Campeão de Tudo” que a quase 40 anos não ganha um título nacional.
ResponderExcluirAcredito que enquanto o pensamento for esse de pegar o velho repaginado e vender como novo, e repito, mesmo respeitando todas as conquistas e glórias, vamos continuar com um atraso enorme que só servirá para alimentar os anos de “sem-títulos” da dupla grenal frente aos campeonatos nacionais.
Abraços,
Alex,
ResponderExcluirIremos abordar esse assunto no nosso próximo programa. Acompanhe o blog e as nossas redes sociais para escuta-lo!
Abraço!
Obrigado pelo comentário!