quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

QUEM CONTRATA MELHOR: GRÊMIO OU INTER?

As janelas de contratações sempre movimentam o início, meio e final de cada ano.
Os times precisam se reforçar para as disputas do novo ano, ou tentam uma última cartada para melhorar o desempenho do time na metade de uma competição.
Seja em qualquer um dos dois períodos de transferências aqui no Brasil, uma coisa é certa: TEU TIME IRÁ CONTRATAR UM PERNA-DE-PAU E IRÁ DAR VEXAME. 
É claro que vai acertar. 
Mas o índice de erros é muito grande e vamos provar isso nesse post.

Durante o 24º programa (clique aqui para ouvir), foi levantada uma questão interessante: quem contratava pior da Dupla Grenal nas últimas cinco temporadas (2010-2014). Prometi que na volta das minhas breves férias, me dedicaria a ir atrás dessas informações.

Conversei com o Alexandre Perin, do Almanaque Esportivo, e que eu sabia que tinha essas informações, já que é uma pessoa muito interessada pelo futebol. Cabe aqui o agradecimento pelos dados cedidos para essa análise.

A primeira coisa relevante que deve ser comentada são os números de contratados. 
O Internacional contratou 60 jogadores entre 2010 e 2014.
O Grêmio, pasmem, contratou 76 jogadores no mesmo período.
Nesses números não constam jovens ascendentes da base ou jogadores que retornem de empréstimos. São apenas contratações feitas, seja de compra ou empréstimo. 

Numa primeira análise, feita de forma apressada, seria que o Grêmio contrata pior que o Inter, uma vez que contratou mais. 
Essa premissa, entretanto, não é totalmente verdadeira e não se é possível chegar a resposta da pergunta feita no título do post somente com esses números absolutos.

É necessária uma análise qualitativa de cada jogador para saber se a contratação foi adequada ou não.

Para isso, criamos cinco categorias de contratações, a saber.

1 - Contratação que deu certo - Nível dedicado a todo o atleta que foi teve uma passagem positiva pelo time, contribuindo para vitórias, títulos e bom desempenho do time. 
2 - Contratação que surprendeu - Abrange os jogadores que não demonstravam tanta expectativa quando da sua chegada, mas que o resultado em campo é considerado positivo.
3 - Contratação que enganou por algum tempo - Todos os jogadores que chegaram, fardaram, jogaram, foram embora e não tem suas ausências muito sentidas.
4 - Contratação que ainda não se entende o motivo de ter vindo - Todo aquele jogador que a gente não tem noção alguma do motivo da sua contratação entra aqui.
5 - Contratação vexatória - Também conhecida pela expressão de Fausto Silva: "ERRRROU!!!".


Colocamos cada jogador da que foi apresentado pela dupla Grenal em uma dessas categorias.


Além disso, é importante destacar que toda a contratação gera alguma expectativa na torcida e na diretoria que aposta no jogador. Essa expectativa (que é a mãe da frustração, como diz o ditado) pode ou não ser confirmada pelo jogador. Inserimos em nossa análise duas colunas. Uma referente a expectativa que a contratação gerou e o resultado da mesma, encontrado quando subtraímos a expectativa pela realidade. Consideramos as contratações somente nos níveis 1 ou 2, pois imaginamos que nenhum dirigente buscará um atleta para dar vexame, ou para deixar um jogador enganando a sua torcida. Assim, as contratações seriam apostas para surpreender (2) ou contratações importantes (1).

Resumindo, depois de toda essa explicação e blá-blá-blá, três coisas para se olhar nas figuras que virão na sequencia: (a) qualificação do jogador; (b) expectativa quando da sua contratação; e (c) resultado da expectativa menos a realidade.

Dito isso, vamos às relações.

A relação do Grêmio ficou assim:


A do Inter é essa:


Resultados apresentados, que pode gerar opiniões contrárias (muito bem vindas), vamos a primeira análise, quando consolidamos todos esses dados no quadro seguinte. Nele estão contidas quantas contratações estão em cada categoria, sua porcentagem em relação ao número total do período. Na parte direita, está um consolidade de quantos pontos cada time acumulou na diferença entre expectativa/realidade de seus atletas em cada ano analisado, e o somatório das cinco temporadas.


Depois dessas etapas, vamos às constatações.

1. Grêmio e Inter contratam mal. O Colorado chega a ter 60% (35) dos jogadores que contratou nas categorias 4 e 5. O índice do Grêmio é de 50%. (38).

2. O número de boas contratações é igual em ambos (8). A diferença é na relação com o número total de atletas (13% a 11% para o Inter).

3. O Grêmio buscou mais jogadores que surpreenderam. Em outras palavras, tentou apostar mais que o Inter em jogadores menos conhecidos ou jovens.

4. As duas torcidas foram enganadas por algum tempo pelas contratações feitas. Um Gauchão bem jogado, um segundo semestre bem feito e os caras permaneceram aqui ganhando o nosso dinheiro.

5. Mesmo que o Inter tenha obtido uma pontuação menor que o Grêmio (-122 a -143) não se pode afirmar que ele seja quem contrate melhor. Novamente recorro ao fato de não gostar de comparações absolutas, preferindo usar relações ou médias, que julgo mostrarem melhor a realidade. Sendo assim, tomando o score do Inter (-122) e dividindo pelas 60 contratações, temos um valor de -2,03 pontos por contratação. O índice Tricolor é semelhante, mas menor, com -1,88 pontos/contratação. 

Essa diferença entre as médias não deve ser significativamente diferente para poder afirmar alguma coisa sobre quem contrata melhor ou não. Há uma tendência que mostra o Tricolor com um pouco mais de vantagem, mas o resultado de campo não ajuda em nada para comprovar a tese (somente um Gauchão, em 2010). Nem os resultados do Inter o ajudam. Comentamos no programa que nesse período o Inter supostamente contrataria melhor, pois ganhou a Libertadores de 2010. Refuto essa ideia baseando-me no fato de que até a semi com o São Paulo (quando Inter inscreveu Renan, Tinga e Sóbis, na manobra da antecipação da janela) o time base acabou sendo, em grande parte, com jogadores contratados em 2009. Abbondanzieri e Nei eram os únicos que tinham chegado naquele ano. 

A verdade é que contratações são negócios arriscados. São poucos jogadores que conseguem chegar e encaixar de primeira. As contratações que o Inter está fazendo para essa temporada são potenciais para darem certo, seja de primeira, ou ao longo do ano. Já o Grêmio acabou contratando jogadores que, ao meu ver, vão ser "enganadores" por um tempo. 

Mas quem pode apostar nisso com certeza?
Já vimos casos de refugos chegando e se dando muito bem. 
E de contratações milionárias, como Kléber e Forlan, afundarem vertiginosamente.

Como disse o filósofo contemporâneo: "Só o tempo dirá!" (CARLET, Wianey, 2009).


Curtam a nossa fan page: https://www.facebook.com/podcastduasbolas 
Escutem nossos programas: https://soundcloud.com/podcastduasbolas 

3 comentários:

  1. Poxa Jeff,

    Meus Parábens!! Como o post é teu apoio tuas decisões, mas não concordo apenas com uma! O Douglas Grolli não foi vexame!! Acho que é uma categoria 4. Abs. hehe

    ResponderExcluir
  2. E o Brandão a gente sabe porque veio. Se não ia no jeito, ia na força...

    ResponderExcluir
  3. O Pato com -4? Penso q poderia ser melhor. Ganhou um jogo no apito.

    ResponderExcluir